Zen Budismo, Meditação e Transformação Interior

Um Entrevista Profunda com o Reverendo Genshô

Fazer essa entrevista foi muito significativa para mim, pois ela é muito profunda, e pude falar com o Monge Genshô, pessoa que gosto e qual escrevo bastante sobre seus ensinamentos.

Gesnhô é um dos maiores nomes do Zen em nosso pais.

Agradeço muito ao Monge, que apesar de ter pouquíssimo tempo respondeu essas questões.

Devido a minha dislexia, infelizmente, a entrevista ficou com alguns erros, pois a transcrevi, ela foi feita em áudio, mas para quem gosta da transformação essa entrevista é sensacional.

Por: Ryath

 

Reverendo, o senhor contou uma vez que durante uma pratica de meditação um aluno se libertou de um trauma, como foi isso?

Esse foi o caso de uma aluna que perdeu o pai aos quatro anos de idade e se sentia muito arrasada por causa disso, tinha crises de choro, desespero e angustia, e fazendo Zazen (meditação sentada) der repente ela começou a lembrar episódios da infância mais remota em que tinha contato com seu pai como ele era, e essas experiências tiveram um enorme poder curativo e os sintomas traumáticos desapareceram de modo que ela podia falar sobre isso com tranquilidade.

 

O senhor já presenciou outras curas psicológicas durante práticas de meditação?

Isso é relativamente frequente porque sintomas como de ansiedade, ou provenientes de piedade, ou de uma incompreensão, de alguma coisa fundamental na vida como a impermanência, ou medo da morte, ou coisas assim, são resolvidas através da pratica meditativa, pelos insights que ocorrem nela.

 

O senhor notou a mudança de comportamento e de atitude de alunos com o passar do tempo? Pode falar um pouco sobre isso?

Sim, isto é de todas as coisas a mais frequente, pois todos tendem a contar mudanças de comportamento, e sempre pergunto, como as pessoas que o rodeiam vem isso, porque uma coisa é o que as pessoas pensam são uma coisa, mas o que outras pessoas em sua volta dizem, se dizem que você está mais tranquilo, que mudou o seu comportamento, que você não tem mais ataques de raiva ou coisas assim, então essa mudança de comportamento é verdadeira porque foram percebidas por quem estiver ao seu redor.

 

Sobre a virtude, a ética e a moral, o senhor já viu pessoas melhorando nesses pontos profundamente?

A medida de que as pessoas saem de si mesmas e começam a perceber os outros, e desenvolvem um sentimento compassivo por perceber o sofrimento nas outras pessoas, a ética, a moral e a virtude torna-se cada vez mais agudas, porque se estendem não só aos outros seres humanos, mas também aos animais e ao próprio planeta.

A ética budista por causa disso se desenvolveu de forma muito sofisticada e de forma muito profunda abrangendo um universo muito mais amplo do que só a humanidade.

 

O senhor pode falar um pouco sobre as mudanças psicológicas que passou com o Zen Budismo?

Acho que é bastante típico porque na juventude era um praticante de artes marciais e uma pessoa com um temperamento bastante agressivo, e minha atitude em relação a isso mudou profundamente.

Uma filha minha mais velha me observou que meu rosto mudou e minha expressão facial também, e isso é perceptivo nas minhas próprias fotos, entre o tempo que eu era um executivo e depois que eu me tornei monge e passei por treinamentos em monastérios minha expressão facial teve uma grande mudança.

 

Pessoas ruins, negativas ou egoístas já se transformaram em boas pessoas com a pratica da meditação?

Isso é tão típico que nós temos exemplos da pratica de criminosos, presidiários por exemplo, na cadeia e a documentários mesmo na internet a esse respeito, e os relatos são realmente muito significativos, porque se trata de deixar um retrato que é apenas interno e que não considera os outros, para um olhar compassivo e uma visão de que nós não estamos separados das coisas, das pessoas dos animais, nós somos na verdade um com todos os outros, e isso faz uma enorme diferença, porque ser egoísta, é exatamente não perceber e não sentir o que os outros sentem, é ter uma fraca empatia.

 

Qual a transformação mais emocionante que o senhor já presenciou?

Não sei dizer, são muitas, são transformações muito significativas e o testemunho das pessoas sobre si mesmas é uma coisa muito marcante de se ouvir, no nosso jornal Budismo Hoje (https://www.budismohoje.org.br/) , nós temos dado espaço a relatos de praticantes e eles são ricos de emoção.

Muito obrigado pela oportunidade de falar e responder suas perguntas.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

Você também pode se interessar por: